A Internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade. Em suma, a Internet mudou radicalmente nosso cotidiano, colocando novos desafios à imaginação social e politica: como potencializar seus benefícios e amenizar seus malefícios.
Com Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor visitante em várias universidades europeias e dos Estados Unidos. Autor de 27 livros publicados em várias línguas, sobre o impacto das novas tecnologias, teoria social, América Latina e democracia.
Módulo: Como a internet está mudando nossas vidas?
Cada revolução tecnológica muda nossas vidas, trazendo ganhos e perdas. Assim, por exemplo, a invenção da eletricidade permitiu estender nossas atividades normalmente durante a noite, mas também rompeu com o ciclo natural de vida diurna e noturna limitando nossas horas de sono; o carro permitiu o translado rápido, mas trouxe um número assustador de acidentes e a televisão nos possibilitou acessar uma gama enorme de imagens e informações, mas prejudicou o hábito da leitura. Hoje, é a Internet que está mudando nossas vidas, e estamos só no início de um processo de profundas transformações sociais.
Como a Internet influencia nosso cotidiano e o mundo em que vivemos? A internet penetra em praticamente todas as esferas da sociedade, pois ela afeta a comunicação, uma atividade fundamental do ser humano. A internet se faz presente nas relações pessoais, familiares, na educação, na cultura, na economia ou na politica, permitindo a comunicação e a transmissão de imagens e informações em tempo real, eliminando a barreira do espaço, e colocando a disposição do internauta o acervo de praticamente todo o conhecimento humano. Suas potencialidades são enormes, mas seu impacto apresenta, igualmente, desafios e problemas que chegam a amedrontar.
O excesso de comunicação virtual prejudica as relações presenciais, ou mesmo leva a evitá-las? A separação entre vida privada e vida pública é sustentável quando as informações pessoais podem se acessadas por qualquer um? Qual é o papel do professor quando cada aluno tem na sala de aula um computador na sua frente? Como fica a autoridade dos pais quando desde a idade mais tenra a criança acessa um mundo de informações e contatos que eles não controlam? Como afeta a militância, o debate e a participação politica? Como muda o emprego, o trabalho e as transações econômicas? Como se criam, divulgam e se consomem produtos culturais? Estamos mais sós e/ou mais comunicados? Existe um paradigma que de conta da nova realidade ou os parâmetros para compreender a sociedade implodiram?
Café Filosófico CPFL
Módulo: Como a internet está mudando nossas vidas?
Curadoria: Bernardo Sorj
Módulo: Como a internet está mudando nossas vidas?
Curadoria: Bernardo Sorj