segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pra melhorar a saúde dos mais velhos > 2 minutos de exercício intenso por semana / Visão


http://visao.sapo.pt/dois-minutos-de-exercicio-intenso-por-semana-podem-melhorar-saude-de-idosos=f791087

Dois minutos de exercício intenso por semana podem melhorar saúde de idosos
Uma investigação sugere que duas sessões de apenas um minuto cada, por semana, de exercícios de alta intensidade são o suficiente para melhorar significativamente a saúde de pessoas com mais de 60 anos
Segunda feira, 28 de Julho de 2014 |  

Última atualização há 12 minutos


Reuters



Os investigadores da Universidade Abertay, concluíram que com apenas duas sessões semanais de exercícios físicos intensos - com um minuto cada - a aptidão física e a saúde dos voluntários melhorou drasticamente. As atividades diárias passaram a ser realizadas com mais facilidade e a pressão arterial baixou em 9%. O estudo envolveu seis homens e seis mulheres, com mais de 60 anos, que foram acompanhados ao longo de seis semanas.

Segundo o investigador John Babraj, os treinos mais reduzidos em termos de tempo e mas mais intensos em termos de esforço podem melhorar significativamente a saúde e a qualidade de vida dos mais idosos: "Quando dá o seu máximo, independentemente da velocidade em que se encontra, vai melhorar a sua saúde".

Estes exercícios de alta intensidade e de curta duração aliviam os problemas de saúde que vão surgindo nesta idade. "Muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário - como doenças cardiovasculares e diatebes - mas se mantivermos as pessoas ativas e em funcionamento, poderemos reduzir o risco dessas doenças".

Um dos exercícios consistia, por exemplo em seis sprints de seis segundos com um minuto de descanso, na bicicleta. Decorridas as seis semanas do estudo, os envolvidos já conseguiam fazer 10 desses sprints por semana.

O estudo foi publicado na revista da Sociedade Americana de Geriatria.

Babraj alerta, no entanto, para a necessidade de se consultar um médico antes de se iniciar este tipo de exercícios. Os treinos de grande intensidade não são recomendados para todas as pessoas, tendo havido já casos de problemas de saúde.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/dois-minutos-de-exercicio-intenso-por-semana-podem-melhorar-saude-de-idosos=f791087#ixzz38mAMA1Jf


quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cursos de extensão para idosos...

JC e-mail 4985, de 09 de julho de 2014
2. Projeto prevê cursos de extensão para idosos nas universidades
Os cursos poderão ser presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6350/13, do Senado, que obriga as instituições de educação superior a oferecer cursos e programas de extensão às pessoas idosas. Esses cursos poderão ser presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

"O número de brasileiros com mais de 60 anos cresceu e, dessa população, quase metade é constituída de homens e mulheres com escolaridade igual ou superior ao ensino fundamental, o que os aproxima do convívio e até da matrícula em cursos e programas das instituições de educação superior", afirma o autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O projeto acrescenta a medida ao Estatuto do Idoso (Lei10.741/03), que já prevê o apoio do poder público à criação de universidade aberta para as pessoas idosas. O estatuto também já determina o incentivo à publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: