domingo, 5 de janeiro de 2014

Blatter: 'Brasil começou a se preparar para a Copa tarde demais' - Esporte - Notícia - VEJA.com

Blatter: 'Brasil começou a se preparar para a Copa tarde demais' - Esporte - Notícia - VEJA.com

Copa 2014

Blatter: 'Brasil começou a se preparar para a Copa tarde demais'

Presidente da Fifa diz não temer protestos durante a realização do Mundial, mas afirmou: Brasil é o país com mais atrasos desde que assumiu a entidade

O presidente da Fifa, Joseph Blatter
O presidente da Fifa, Joseph Blatter ( Nelson Almeida/AFP)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou em entrevista à imprensa suíça que o Brasil vem acumulando atrasos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 porque começou tarde demais a se preparar para o Mundial.
"O Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais. É o país com mais atrasos desde que estou na Fifa e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar", explicou o dirigente, em declarações publicadas neste fim de semana no jornal suíço 24 Horas. O Brasil foi escolhido para ser sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em 2007, sem votação direta, já que a Colômbia, outro candidato a sede, se retirou da disputa meses antes.
Neste início de janeiro, seis estádios que serão usados na Copa do Mundo ainda estão em obras: a Arena da Amazônia (Manaus), a Arena das Dunas (Natal),a  Arena da Baixada (Curitiba), a Arena Pantanal (Cuiabá), o Beira-Rio (Porto Alegre) e o Itaquerão (São Paulo). As obras nos seis estádios do Mundial que não foram usados na Copa das Confederações deveriam ser concluídas até o fim de 2013. Nenhuma será entregue no prazo que foi combinado com a Fifa.
O dirigente também falou sobre a possibilidade de ocorrerem manifestações no Brasil durante o Mundial e o risco delas atrapalharem o andamento da competição, mas afirmou não acreditar que os brasileiros "atacariam o futebol", um “esporte que amam”.
Foto 26 / 26
AMPLIAR FOTOS
Vista externa da Arena Beira Rio, em Porto Alegre
Vista externa da Arena Beira Rio, em Porto Alegre - Buda Mendes/Getty Images
"Não tenho medo. Sabemos que teremos manifestações, protestos. As últimas, durante a Copa das Confederações, nasceram nas redes sociais. Não tinham um objetivo concreto, nem uma reivindicação autêntica, mas durante o Mundial é possível que tenhamos algumas mais concretas, mais estruturadas", declarou. "O futebol estará protegido. Acredito que os brasileiros não atacariam ao futebol diretamente. Para eles, é uma religião", completou.
A Copa do Mundo de 2014 será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, o país se viu sacudido por uma onda de protestos que foram direcionados, entre outras causas, aos altoa custoa do organização do Mundial.

Seis pontos vulneráveis do Brasil em 2014

1 de 6

Dores de cabeça nos aeroportos

No decorrer da Copa das Confederações, muitos visitantes reclamaram das falhas na infraestrutura aeroportuária brasileira. Em sedes como Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Galeão), deram de cara com aeroportos em obras. Em Salvador, viram um terminal ficar cheio d'água após um temporal. E em quase todas as sedes, sofreram com pequenos transtornos que já viraram rotina para os passageiros brasileiros - e que fazem a experiência de voar no país ser muito mais desagradável. Exemplos: a constante troca de portões de embarque, que faz o viajante zanzar de um lado para outro nos momentos que antecedem o voo, e a longa espera nas esteiras de retirada de bagagens. Além da baixa qualidade dos serviços oferecidos em muitos aeroportos brasileiros, há um outro obstáculo para a Copa: ela está marcada para um período do ano em que muitos aeroportos, principalmente no Sul e no Sudeste, ficam fechados por causa da neblina. Garantia de fortes emoções para quem tiver voos marcados para os dias de jogos em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo (Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont).
Foto 1 / 27
AMPLIAR FOTOS
Torcida brasileira comparece na Arena Fonte Nova, em Salvador, para o jogo entre Brasil e Itália, pela Copa das Confederações
Torcida brasileira comparece na Arena Fonte Nova, em Salvador, para o jogo entre Brasil e Itália, pela Copa das Confederações - Ivan Pacheco

(Com agência France-Presse e Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário