segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Concerto Especial de Jazz em 1980 / Count Basie, Oscar Peterson, Joe Pass


Especial com Count Basie, Oscar Peterson e Joe Pass em 1980
Hoje é dia de Joe Pass

O concerto é uma aula de sociologia, talvez de antropologia também.. A orquestra segue uma partitura e cada membro tem a sua. A partitura é uma espécie de responsabilidade ou desafio. Terminada uma música surge outra de uma pauta selecionada e assim por diante. Cada músico dá sua contribuição contida, quase submissa aos acordes da melodia e sem nenhuma necessidade ou possibilidade de exibição pessoal. Suas participações individuais não carregam ostentação. Seus trajes sugerem uniformidade., analogia. O número extraordinário de instrumentos podia ser uma defesa contra a exibição pessoal. Cada um necessitava do outro. O protagonismo não era uma constante e sim uma anomalia...
O Jazz apesar de ser uma demonstração de descontração, de rebeldia, sugeria naqueles dias do concerto, ordem e compasso ritmado. 
O concerto é uma conversa entre dois pianistas, literalmente, e pertence a um pedaço do passado vivido com sentimento, melodia, alegria e prazer e pode ser considerado um quadro, um recorte, um acorde do romantismo barroco.
 Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário